Bolo Tiramisú

Um dos meus maiores problemas quando tenho que fazer um bolo é decidir qual fazer. Na semana passada foi o aniversário do meu pai. Depois de ter andado cerca de duas semanas com ideia de fazer um bolo de chocolate com um toque picante de pimenta, eis que vejo um programa da Nigella em que é feito um belo tiramisú. Logo me lembrei que esta era uma das sobremesas favoritas do meu pai. No entanto, o meu objectivo era mesmo um bolo e, portanto, em vez das camadas de palitos de la reine, optei por uma massa de bolo simples, estilo genoise. Ficou um bolo muuuito saboroso. Fica ligeiramente humedecido com um xarope de café e amaretto super agradável e a cobertura de mascarpone fica mesmo excelente, nada pesada.

DSCF2821

Bolo Tiramisú

Inspiração: Baunilha e Caramelo, Cozinha – O Coração da Casa

Bolo: 3 ovos, 3 c. sopa de água quente, 180 g açúcar, 75 g farinha, 75 g maisena, 1 c. chá fermento

Pré-aquecer o forno a 180ºC e preparar uma forma redonda com papel vegetal.

Bater os ovos com a água quente até ficar espumoso. Juntar o açúcar, continuando sempre a bater durante cerca de 2 min. Ir juntando as 2 farinhas e o fermento alternadamente. Bater em velocidade baixa ate a massa ficar fofa. Levar ao forno durante 25-30 min. Retirar e deixar arrefecer completamente

Calda: 150 mL de água, 100 g açúcar, 1 café expresso, 20 mL licor amaretto

Levar ao lume a água com o açúcar até este dissolver. Retirar do lume e juntar o amaretto e o café. Misturar bem. Deixar arrefecer completamente.

Cobertura: 1 ovo (clara e gema separados), 35 g açúcar, 2 c. sopa calda, 250 g mascarpone, 1 mão cheia de nozes tostadas grosseiramente picadas, cacau em pó

Bater a clara até ficar firme. À parte bater a gema com o açúcar e a calda. Juntar o mascarpone e bater bem para misturar. Incorporar as claras na mistura.

Montagem: Cortar o bolo ao meio. Colocar uma camada de bolo o prato de servir e humedecer com a calda. Cobrir com a mistura de mascarpone e polvilhar com chocolate em pó. Colocar a outra camada de bolo por cima e pincelar novamente com a calda. Cobrir com a mistura de mascarpone. Polvilhar abundantemente com chocolate em pó e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 h.

Na hora de servir, misturar as ozes com 2 colheres de sopa de chocolate em pó e polvilhar por cima. Depois polvilhar novamente com 1 c. chá de chocolate em pó.

Bom apetite!

DSCF2827

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s